Economia

A pandemia na visão de grandes nomes do mercado


Confira os principais destaques das lives promovidas pela BlueTrade

Nas últimas semanas, a BlueTrade tem realizado um trabalho exemplar de levar informação aos clientes, investidores e pessoas em geral por meio de lives diárias via Instagram e lives semanais via Zoom, com presença exclusiva de grandes nomes do mercado financeiro e setor empresarial no Brasil. E cada um deles trouxe sua visão a respeito da atual crise de pandemia do coronavírus que estamos enfrentando, e suas consequências no âmbito econômico.

Uma delas foi a presença de Henrique Bredda, co-fundador do Alaska Asset Management. Segundo ele, a diferença desta crise para as outras é a queda rápida em pouco tempo. Os motivos da crise sempre são diferentes, porém os efeitos são sempre os mesmos, como queda de ativos, onda de pessimismo, horizonte nebuloso no longo prazo, e falta de esperança.

Tivemos a participação ilustre de Ana Laura Magalhães, a “@explicaana” das redes sociais e sócia da XP Inc. Segundo ela, o coronavírus está fazendo uma grande transformação nas pessoas, e as empresas também precisam se reinventar. Mas sempre temos que nos lembrar do pequeno e médio empresário, que estão passando por dificuldades e que precisam de técnicas e ideias de apoio para que possam se sustentar.

Outra participação foi de Gustavo Aranha, gestor da GEO Capital. Segundo ele, dentro deste cenário incerto, é importante que o investidor faça uma diversificação "geográfica" dos seus investimentos, melhorando a relação risco/retorno e diminuindo a volatilidade.

Segundo João Simões, chefe da mesa de Estruturados da XP, esta crise é mais humanitária do que econômica. O número de desemprego nos EUA é assustador, muitas empresas fechadas e pessoas forçosamente em casa. E que, além da crise, também nos encontramos no meio de um processo de eleição, e que enquanto não se resolver o problema do vírus, continuraremos a ter volatilidade.

Alexandre Silvério, CIO da asset Az Quest, também mencionou que a parada da atividade é muito grande, e o exercício da análise é como se dará a reabertura da economia que está estacionada, e como serão as mudanças de hábito daqui pra frente.

Adeodato Volpe Netto, sócio-fundador da Eleven Financial, projetou que o mercado deve ficar incerto até o 3º trimestre do ano, mas que pode haver leve recuperação no 4º trimestre. Devemos voltar ao patamar anterior da crise somente em 2021. Segundo ele, o mercado passou a ser altamente seletivo diante de todas as incertezas que surgiram com a crise. A volatilidade está muito alta, mas a formação dos preços se dará gradativamente.

Lucas Feitosa, especialista em Renda Variável na XP, a crise de saúde que estamos vivendo projeta uma retomada mais difícil, por estarmos dependentes de uma solução paliativa. Segundo ele, a crise é diferente a de 2008, onde a conta era sobre valores. Hoje a crise é totalmente dependente da situação do vírus no mundo.

Tivemos a presença de Fabrício Garcia, VP Comercial e Operações de Lojas Físicas do Magazine Luiza. Segundo ele, a empresa tem se sobressaído com a crise por meio do e-commerce, e que o processo de digitalização que já vem sendo feito há algum tempo por eles têm beneficiado muito os vendedores, lojistas, empresários, e até pessoas físicas que podem vender por meio da loja online. Os acionistas fizeram uma filantropia de 10 milhões para auxiliar na recuperação econômica e, segundo ele, após a pandemia, teremos uma sociedade mais humana, solidária e colaborativa, e este será o principal legado.

A última participação foi de Beto Zampini, vice-presidente do Grupo Imediato, empresa de logística de diversos segmentos. Segundo ele, alguns setores específicos (como agronegócio, farmácias, supermercados, e-commerce, dentre outros) que não tiveram restrição na crise conseguiram forte crescimento, fazendo com que grande parte do setor logístico fosse beneficiado.

Continue acompanhando as redes sociais da BlueTrade e não perca nossas próximas lives. Este trabalho magnífico tem cumprido o intuito de trazer informações de qualidade de grandes nomes do mercado brasileiro, para nossos clientes e investidores em geral.

Compartilhe esse artigo: