Economia

Ciclos Econômicos e sua importância


Você já deve ter reparado que constantemente fazemos menção às políticas monetárias e fiscais nesse site, e isso se deve à sua influência na economia.

Mas afinal, o que as influenciam? É sobre isso que vamos falar hoje, os chamados Ciclos Econômicos.

DEFININDO

Os Ciclos Econômicos, são caracterizados por 4 fases distintas, sendo elas as fases de expansão, boom (pico), contração e recessão. Vamos discorrer um pouco sobre cada uma delas.

O ciclo de expansão pode ser interpretado como o ciclo da prosperidade, onde temos uma alta demanda agregada, os lucros das empresas estão nas alturas, e o investimento das empresas é alto.

Geralmente, as taxas de juros estão em patamares mais baixos.

Já o estágio do Boom é caracterizado como o pico do ciclo de expansão, quando se forma uma pressão inflacionária e temos um excesso na demanda agregada.

O estágio de contração se dá por uma diminuição no consumo, nos lucros e nos preços dos produtos e serviços por parte das empresas, que competem por consumidores.

O estágio de recessão é reconhecido através das altas taxas de desemprego e lucros baixos por parte das empresas.

POLÍTICA MONETÁRIA E FISCAL E SUA ATUAÇÃO NOS CICLOS

Como vimos acima, diferentes ciclos apresentam diferentes problemas e soluções.

Geralmente, as atuações mais contundentes ocorrem nos momentos mais extremos, como nos períodos do boom e da recessão, sendo adotadas medidas contracionistas e expancionistas, respectivamente.

Quando a economia está a todo vapor, para corrigir assimetrias tais como a pressão inflacionária adotam-se medidas contracionistas, com um aumento na taxa de juros, corte nos gastos públicos e aumento nas tributações.

Já em períodos de recessão, adotam-se políticas expancionistas como forma de combate à pressão por desemprego, com redução na taxa de juros, aumento dos gastos públicos e diminuição na tributação.

Redes sociais da BlueTrade

Instagram: https://www.instagram.com/BlueTradeInvest/
Facebook:
https://www.facebook.com/BlueTradeInvest
Linkedin:
https://www.linkedin.com/company/BlueTradeInvest
YouTube:
https://www.youtube.com/BluetradeTv

Compartilhe esse artigo: