FIIs

Fundos Imobiliários de Shoppings: O que são e como investir?


A opções de investimentos imobiliários não param de crescer. Ela tem sido bastante procurada por ser uma modalidade de investimento segura e prática, por ser negociada diretamente na bolsa de valores. 

Quem opta por investir em fundos imobiliários pode realizar a operação com o auxílio de uma mesa de renda variável, e assim de maneira fácil realizar as operações na bolsa de valores através da plataforma de Home Broker. 

Entre os diversos tipos de fundos imobiliários se destacam aqueles voltados para investimentos em imóveis de shoppings. 

O que são Fundos Imobiliários de shoppings?

Por serem prédios com valor comercial alto, muitos grupos viabilizam a construção e manutenção dos mesmos, através de fundos de investimento. Essa modalidade tem todas as vantagens de qualquer outro fundo imobiliário, como por exemplo a isenção de imposto para pessoa física, rendimentos relativos ao valor aplicado. 

No entanto, a principal vantagem dos fundos de shoppings, quando comparada a outros FIIs, é o momento econômico do país. O consumo no Brasil tem a receita para um crescimento exponencial nos próximos anos, com crescimento do PIB, diminuição do desemprego e juros real baixo.

Esse cenário positivo, com crescimento do varejo no país, favorece os fundos imobiliários de shoppings. A melhora no consumo leva mais pessoas aos shoppings, gerando mais receita para o fundo proprietário, uma vez que os aluguéis dos shoppings rendem ao fundo uma fatia percentual das vendas das lojas.

Outro ponto é que com a melhora econômica, mais lojas serão abertas, reduzindo assim a vacância. Consequentemente aumenta-se a receita com aluguel e a distribuição de proventos para o investidor. 

Por que investir em fundos imobiliários de Shoppings?

É importante dizer também sobre o poder de diversificação de um FII de shopping. Um mesmo fundo pode ter diversos shoppings, em localidades diferentes e para classes sociais diferentes. 

Isso traz uma importante heterogeneidade ao FII, que dá uma segurança maior ao investidor, sabendo que se algo der errado em algum segmento, ele ainda tem diversos outros para segurar seus rendimentos.

Por último, temos como vantagem a característica dos shoppings comparada a outros FIIs, como o de lajes corporativas ou barracões logísticos. É muito mais fácil alugar uma loja em um shopping do que um escritório grande ou um barracão de armazenamento.

 

Entenda as principais características dos fundos imobiliários de shoppings através de nosso vídeo.

 

 

 

Compartilhe esse artigo: