FIIs

O que são fundos imobiliários?


Os fundos de investimentos imobiliários se mostram cada vez mais como uma alternativa ao investimento em imóveis.



O que são FIIs

Os FIIs são veículos de investimentos em imóveis. Um fundo imobiliário capta dinheiro dos cotistas para então fazer investimentos em imóveis ou títulos de renda fixa lastreados no mercado imobiliários, como CRIs e LCIs.



Quando adquirimos cotas de um FII, estamos nos tornando proprietários de uma pequena parte de um imóvel. Este imóvel é alugado e então recebemos uma parte do aluguel, proporcional à quantidade de contas que detemos.



Como o fundo tem uma grande quantidade de capital, ele investe em grandes imóveis, como shoppings, galpões logísticos, prédios corporativos, dentre outros grandes empreendimentos.



A rentabilidade com esse tipo de investimento vem dos aluguéis mensais recebidos e também pela valorização das cotas na bolsa de valores.



Vantagens

A primeira grande vantagem de se investir em FIIs é a isenção fiscal para pessoas físicas. Desta forma, toda a receita que você tiver com os proventos distribuídos pelo fundo vai diretamente para você, sem que a tributação lhe tira uma porcentagem desse ganho.



Outro ponto interessante na vantagem de se investir nos FIIs, é que o investimento inicial pode ser bem baixo. As cotas em geral são negociadas por volta de R$100,00. Desta forma, conseguimos estar diretamente expostos ao mercado imobiliário, com um valor inicial bem baixo.



Fazendo um paralelo, seria impossível comprar algum imóvel apenas com este valor inicial. O custo de um imóvel físico em geral é bem alto e além disso você pode incorrer em custos adicionais com manutenção e corretagem de aluguel.



Outra vantagem dos fundos imobiliários é fato de que um gestor profissional e especializado em imóveis tomará conta do seu dinheiro. Pode não parecer de imediato, mas a administração de um imóvel, principalmente na proporção dos imóveis que os FIIs investem, exige dedicação intensa.



Negociação de contratos, reformas e análise de crédito dos inquilinos não são tarefas triviais e contar com um gestor especializado no mercado imobiliário é uma vantagem e tanto.



Se grande parte do seu capital estiver alocado em imóveis físicos, dificilmente você conseguirá realizar um bom negócio se precisar vendê-lo às pressas. Mesmo que consiga, isso deve levar no mínimos algumas semanas para ser concretizado.



No caso dos fundos, como eles são negociados em bolsa, a liquidez é imediata, o que faz com que você consiga se desfazer de suas posições de forma rápida, sem perder muito dinheiro.



Conclusão

Se interessou pelos fundos imobiliários? Saiba que eles são negociados na B3 e podem ser adquiridos diretamente pelo home broker. Caso queira saber quais são os melhores FIIs do mercado, contate um assessor BlueTrade.



Saiba mais sobre os fundos de investimentos imobiliário assistindo à nosso vídeo educacional.


 

 

Compartilhe esse artigo: