Previdência

5 vantagens pouco conhecidas da Previdência Privada


Quando um investidor opta pela previdência privada, no geral ele está sempre com sua principal característica em mente: A possibilidade de possuir uma renda extra à sua aposentadoria e garantir a sua tranquilidade e de sua família no futuro. 

Mas o que muitos desconhecem são algumas vantagens e diferenciais que esse investimento possui, quando comparado com outros investimentos. Já que essas possibilidades e características combinadas apenas a previdência oferece no Brasil. 

1. Sucessão Patrimonial

A sucessão patrimonial é uma das melhores estratégias para assegurar que sua família esteja protegida e possa usufruir de seu capital acumulado em caso de eventual fatalidade. Na maioria das vezes ao pensarmos em um plano de previdência temos em mente nossa vida na aposentadoria, mas nunca sabemos o dia de amanhã e caso algo inesperado ocorra é importante que sua família e herdeiros estejam protegidos e possam usufruir de seu capital acumulado.

Apesar de existirem maneiras de planejar sua sucessão patrimonial ao longo dos anos, também em outros tipos de investimento, na Previdência Privada essa possibilidade é intrínseca ao modelo de investimento. Esse planejamento já na contratação de seu plano evita que numa eventual fatalidade seus herdeiros tenham que recorrer a questões burocráticas como inventário ou divisão de herança, já que você mesmo pode definir seu planejamento sucessório. 

2. Na previdência privada não há incidência de come-cotas

Apesar dos planos de previdência privada não serem isentos de imposto de renda, uma de sua maiores vantagens é poder escolher o plano e forma de tributação de seu investimento. Dessa forma apesar de investir em fundos seus investimentos na previdência privada estão livres do come-cotas, imposto cobrado 2 vezes ao ano sobre suas cotas em fundos. 

No longo prazo a não incidência de come-cotas garante um rendimento melhor a você, já que você não perderá suas cotas e pagará o imposto apenas no final do seu investimento, pagando o imposto de acordo com o plano escolhido.

3. Portabilidade 

Uma das característica mais importantes da Previdência Privada e uma ferramenta importante para que os investidores possam adequar seus investimentos na previdência é a portabilidade. Com ela não só é possível trocar o seu plano de previdência, instituição financeira, modelo de tributação, mas é possível fazer tudo isso sem ter que iniciar do zero uma nova previdência. 

Ao não precisar realizar o resgate de sua aplicação você não paga o Imposto de Renda e não perde nada ao transferir seu plano para outro com possibilidades melhores de rendimento.  Além de não precisar reiniciar a contagem da tabela regressiva do IR como seriam nos outros investimentos de renda fina.

4. Automação  via débito automático

Algo aparentemente simples, mas que pode fazer toda a diferença num planejamento de aposentadoria por Previdência privada é manter a regularidade de suas aplicações. Essa disciplina garantirá que seu capital tenha cada vez mais possibilidade de rendimentos.

Uma solução oferecida pelos planos de Previdência privada é realizar a aplicação de forma automática, via débito automático. Assim seu dinheiro será aplicado periodicamente, sem a necessidade de interação sua, facilitando seu cotidiano como investidor.  

5. Escolha do modelo tributário 

Já pensou poder escolher como deseja pagar o imposto de renda de seu investimento? Pois ao contrário da  grande maioria dos investimentos nos quais você é obrigado a recolher impostos sobre os rendimentos de maneira única e compulsória, na Previdência Privada você tem alternativas que melhor se adéqua ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos de investimento. 

Ao escolher por exemplo os modelos de tributação PGBL ou VGBL, é possível optar por uma alíquota maior com abatimento do IR de 12% ou uma alíquota menor sem abatimento. Além de poder escolher entre a tabela regressiva ou progressiva de imposto. 

Conclusão

As vantagens de se investir em uma previdência privada são muitos e eles aumentam ainda mais quando comparamos a PP com outros investimentos.

Com suas possibilidades de adequação ao perfil do investidor e a combinação de suas diversas características únicas a previdência se torna uma modalidade extremamente robusta para seus investimentos de longo prazo, principalmente com objetivo de um complemento para a  aposentadoria.

Escolher o plano de Previdência levando em conta a melhor forma de se utilizar de cada uma dessas características é uma robusta ferramenta para potencializar seu investimentos na previdência privada. 

 

 

Compartilhe esse artigo: